segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Enigma


Pensamentos paralelos constituem em minha mente um cenário paradisíaco. Lembranças lutam de maneira caótica por uma perspectiva real, ignorando o fato de serem apenas momentos entregues ao acaso. Tentando arduamente representar imagens à velocidade de minha imaginação, o tempo se torna um ávido ladrão de matizes. Em leves segundos, os minutos criam forma, ameaçando-me com o inevitável surgir das horas. Com lágrimas a óleo, consigo criar um contraste incisivo a alegres tons de luz, como se fosse possível tornar a dor consequente ao êxtase. Com leves traços abstratos, tento disfarçar decepções sob uma imensidão de formas puras em saudade. Entre significados ocultos em formas, a realidade é deixada a um plano sem contornos, por trás de uma profusão de imagens multicores. Retoques finais dão origem a um novo conjunto de idéias, porém já se esgotaram os espaços. Com um olhar crítico, faço uma análise detalhada de minha criação e eis que me surpreendo por ter representado com fidelidade aquilo que antes parecia confuso e indescritível. Vejo momentos aparentemente eternos desfeitos em linhas de expressão. Vejo marcas de um passado remoto repleto de alegrias e traumas. Vejo nostalgia, sonhos, alegria e poder misturados em constantes pinceladas de melancolia. Vejo o passado e o presente se unirem formando um futuro ameaçador, porém ao mesmo tempo confortante. Por fim, vejo um brilho peculiar de esperança e de repente me reconheço... no inquietante olhar de meu autorretrato.

Paullo Lenore.

Leia também: Febre

67 comentários:

  1. Intensidade d'alma nunca olvidada. Seguimos constantes neste rumo de (des)fragmentos multilacerados de sentimentos dessentidos e vividos. Nesta constância seguimos assim - alimentando-nos destes medos corajosos do que vivemos, imaginamos e enxergamos. És humano – basta!


    Forte retrato.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Estou aqui, visitando seu espaço...
    Passeando por suas postagens.
    Na verdade quase tudo é enigmático...Gostei!
    Um abraço poético
    PS: Estou a seguir seu blog

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Estou aqui, visitando seu espaço...
    Passeando por suas postagens.
    Na verdade quase tudo é enigmático...Gostei!
    Um abraço poético
    PS: Estou a seguir seu blog

    ResponderExcluir
  4. Lindo poema Paulo. Belas "pinceladas" neste teu "autorretrato"(adorei isso). Teu blog está lindo e é de muito bom gosto.
    Estarei sempre aqui.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  5. E é na confusão das palavras metaforizadas que podemos explicar claramente o confuso...
    Adorei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá querido Paullo,

    Você demora, mas quando chega arrasa.
    Bom, também tivemos as festas natalinas e a virada do ano, tudo bem.
    Seu texto é de uma enorme riqueza morfológica e sintáctica.
    Em matéria de semântica, nem é bom falar, ou melhor, é digno, você merece, que se fale disso.
    Seu texto é um quadro de Picasso ou de Renoir, daqueles de elevado custo. Traça pinceladas, põe cores, por vezes o negro, mas depois põe muito branco e encontra a esperança e a felicidade.
    Vou comprar um. Me faz um desconto?

    Agradeço suas palavras em meu blog.

    Beijos de muita luz.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo!!!

    Já estava sentindo falta dos seus textos MARAVILHOSOS.
    Por suas palavras caminho... e a imaginação flui como um pincel em minha mente, esboçando cada imagem por ti revelada em sentimentos.

    Bjs... :)

    ResponderExcluir
  8. Olá querido Paullo,

    Eu não mereço tanto mimo, senão viro criança de novo.
    Unidos na mesma FÉ e no mesmo gosto pela escrita.
    Que Deus nos ajude a sermos cada vez melhores e mais úteis à sociedade.

    Uma semana de sonhos e abraços.

    Beijos e abraços de muita luz.

    ResponderExcluir
  9. Paullo menino, que texto são esses que vc faz?! OMG são perfeitos! Uuuuuuuh, fiquei toda arrepiada (sentiu a expressão? Eu tbm não '-' )
    Mas voltando aqui seus textos, fico de boca aberta cada vez que vejo eles... São tão profundos...
    Beijos até mais ;*



    tudo-pra-meninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Caro Paullão,
    Bom dia!
    Que bom vir aqui. Adorei ler seus textos. Já fui entrando e "fuçando" tudo, achando pérolas. ÉS muito bom com tuas letras, viu? Já te "persigo" com alegria. E prometo voltar sempre, com mais demora. Ah, gostaria de ti agradecer pelos seus primorosos coments. É para mim um grande incentivo em continuar "poetizando". Forte abraço, apareça, a casa é sua. Até mais!
    João Ludugero, eterno aprendiz de poeta.

    ResponderExcluir
  11. olá meu querido! Primeiramente gostaria de te parabenizar por esse lindo post! Que em 2012 vc continue inspirado dessa forma.
    ---
    Quando penso no tempo, vejo que em alguns momentos desenhei a minha vida com tintas fortes, alegres e verdadeiras. Em outras situações o tempo me dilacerava, por isso desenhava a minha vida com tintas quase imperceptíveis. Seu texto é incrível! parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Sensacional, como sempre... ainda mais quando a inspração está em auge como parece-me ao ler suas palavras. Um abraço amigo...

    ResponderExcluir
  13. "quase"...impossível não sentir...Palavras e alma nuas...Quintana diz : "o melhor de tudo é embarcarmos num poema". Pois eu embarco
    com prazer nas entrelinhas do seu ...Beijos menino lindo, obrigada pelo carinho aconchegante no Solidão de Alma

    ResponderExcluir
  14. Que lindo seu texto. Quem sabe faz, e gosto de aplaudir quem comanda tão bem as escritas e coloca sempre as palavras nos lugares certo. Parabéns! Adorei conhecer, e já tomei a liberdade de seguir pra voltar outras vezes. Ótima semana!
    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  15. Difícil acompanhar a velocidade do pensamento, mas quando a inspiração chega em sua plenitude, tudo acontece...
    Obrigado pela visita e pelas palavras muito amáveis. Também vou segui-lo, pois seu blog me agradou bastante.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Saudações meu nobre caro amigo!
    Belíssima obra!
    Mais uma vez o parabenizo por tamanho talento
    em expressar-se ...
    É sempre um prazer passar por aqui!

    Até breve Lord!
    Cuide-se

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo belíssimo blog. Já estou o seguindo.

    Valeu,

    Prof. Israel Lima

    ResponderExcluir
  18. Caro Paulo, estive por aqui e te sigo. Teu espaço junta-se a outros tantos bons e que justificam o nome de "bom navegar". Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Olá querido, suas palavras causam grande impacto, não só neste post, mas também em alguns outros que andei lendo. Parabéns pelo blog, vamos compartilhar muitas coisas este ano por aqui. E sobre este post afirmo: É sempre bom encontrar o brilho da esperança em meio a tanta confusão que vivemos. :)

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Vim conhecer sue espaço,
    adorável aqui.
    Passa la no Espelhando que um canto de magia ao redor d a palavra.
    Te esperamos e ja te seguimos.

    ResponderExcluir
  21. Hola, Paullo!!!...muchas gracias por visitar mi blog, es un gran honor para mi, y por darme la oportunidad de conocer tu trabajo.

    Un abrazo!!! ;)

    ResponderExcluir
  22. quer saber ?

    eu vejo cores em você !

    adorei. beijos...

    ResponderExcluir
  23. Vim gostei fiquei!

    Brigadão pela visita lá em meu canto.

    Voltarei!

    abração Paullo!

    ResponderExcluir
  24. Amei o blog. Obrigado pela visita. Voltarei sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Adorei seu blog,
    já estou seguindo!
    Obrigada pela visita e voltarei sempre que puder!
    Quero ler tudo! Hahah!

    ;*

    ResponderExcluir
  26. Adorei a introdução lá de cima! Mas confesso que, enigma e febre como muitos dos outros aqui não deixa nada a desejar.

    bjs

    ResponderExcluir
  27. .


    Gosto tanto do seu blog
    que resolvi segui-lo.

    Um grande abraço,

    silvioafonso













    .

    ResponderExcluir
  28. É sua amizade que desejo lembrar para sempre e estará sempre em meu coração,
    mantendo-nos aquecidos, fortalecidos e segura de que nunca estarei sozinha.
    E é assim que eu guardo você
    Minha linda Amizade.
    E é assim que eu quero guardar...
    Como alguém que estará longe, mas sempre lembrará de mim.
    Obrigada pelo carinho nesse um ano de Viagem comigo.
    Obrigada por estar do meu lado sempre sem notar meus defeitos
    me aceitando como sou.
    Sei que deixo muito a desejar em responder a sua visita
    mais tenho cada amigo e amiga no coração.
    Me perdoe por levar uma unica mensagem para visita
    infelizmente minhas mãos não ajuda .
    Porem me sinto feliz e recompensada por quase todos entender minha situação embora infelizmente
    existe aqueles que não entende e me critica através de email sem a menor noção da minha situação.
    Já fiz varias postagens o porque ..Ao receber esse comentário
    se não souber por favor me informe no meu blog ,pois
    recebi 3 email maldosos de hontem para hoje.
    Me sinto triste e humilhada quando isso acontece isso ainda dara motivo para mim
    tirar do ar todos os meus blogs.
    Desculpa o longo comentário mais foi necesario....
    Na postagem tem uma presente desse dia que deveria ser tão feliz para mim
    ficarei feliz em encontra-lo no seu blog.
    Obrigada ,Deus esteja com todos nos nessa jornada
    que Deus me permita estar contigo por mais algum tempo ainda.
    Beijos e carinhos.
    Evanir
    Querido não poderei sair sem dizer que adorei seu texto
    excelente você escreve muito bem amigo.

    ResponderExcluir
  29. "que surpreendente enigma você é."
    -as palavras não são minhas, mais traduzem minha admiração por suas palavras. *-*

    ResponderExcluir
  30. Caraca.. Eu adorei seu Blog.. Muito bom...
    Bem revelador, gosto de coisas assim.. Que revelam todos os nossos lados.. Do grotesco ao Pacifico..!!! Eu adorei...!!!! Te seguindo Guri.. Vê se segue tbm.. =)
    De boa

    ResponderExcluir
  31. Ola Paulo, vim conhecer seu blog (explêndido) através do blog da Janice Adja.
    Encontrei aqui algo bem diferente na escrita, nos pensamentos, enigma a ser desvendado. Gostei

    Grande abraço e estarei mais vezes... em alguns dias estarei um pouco ausente, mas sempre que possível estarei por aqui para aprender com suas palavras...
    Giovanna

    ResponderExcluir
  32. A profundidade de teus textos as vzs me assuntam, pela delicadeza com que me tocam e me fazem viajar.
    Parabéns e obrigada por partilhar sua alma.

    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    Desculpe minha ausência, andei atarefada com festas, filhos de férias me perturbando...rsrs e correria atrás de editoras para meu blog.Prometo mais vir mais assiduamente aqui.

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/01/resenha-guardioes-monique-lavra.html

    ResponderExcluir
  33. Can you find me more followers for me please, thanks

    Regards

    ResponderExcluir
  34. Olá querido Paullo,

    Passando para dar uma espiadinha literária e e te desejar um excelente fim de semana.

    Já fiz nova postagem. Aparece, querido.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  35. Oi Paulo, voltei por aki ,pra dizer q meu blog mudou de endereço. Agora é este: http://belblogandocomavida.blogspot.com/
    Bjs... :)

    ResponderExcluir
  36. Olá Paulo , passei pra ver as novidades e te desejar uma excelente semana. Beijos grande!

    ResponderExcluir
  37. Lindo post, parabéns!!! Fui me envolvendo com sua escrita e me encantei com o texto, até porque me identifiquei com a mescla de emoções que de fato ficam em nossa história, ótimo!!!
    Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  38. O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.

    (Bill Gates)
    Parabéns pelo magnifico post

    ResponderExcluir
  39. Como se a imagem pudesse contar, ainda que sem palavras, a história de uma vida inteira.
    Interessante o post!

    Abraços Paulo, um ótimo restinho de semana!

    ResponderExcluir
  40. Olá, tudo bem?
    O comentário a seguir será dividido em duas partes, a primeira (que é do famoso "CTRL C" e "CTRL V") é uma justificativa pela minha ausência nestas semanas por aqui e a segunda se trata do post que acabei de ler.
    PARTE 1: Peço perdão pela minha ausência no seu blog, como eu já havia justificado em janela pop up no "Essência da Palavra" tive de me ausentar por motivos de reforma na casa. Elas, na verdade, ainda não acabaram mais agora já foi possível montar o computador, e ligá-lo. Peço que compreenda! Obrigado!
    PARTE 2: Literatura forte, surpreendente e encantadora. Gostei demais do que li.

    Abraços, Wesley Carlos.

    ResponderExcluir
  41. Ola Paulo!

    Ainda bem que passaste pelo meu blogue, fico muito grata por ter um seguidor como tu, pois escreves muito bem, ainda só li este texto mas com certeza vou ler todos. "Prendeste-me" ao ecrã.

    Parabéns, pelo que estou a ver, o blogue é muito bem organizado.

    Voltarei com certeza.

    Tudo de bom =)

    ResponderExcluir
  42. Oi tudo bom? Então, é a minha primeira visita aqui no seu e poxa, estou adorando! Estou seguindo e voltarei mais vezes!

    Também tenho um blog, passa por lá? Te deixo o link dele:
    http://25conto.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pela visita e por está me seguindo, estou te seguindo também,seus textos são lindos e intensos.
    parabéns!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  44. Olá, Paullo!
    Estou passando para agradecer o comentário e a visita no Salto15Vermelho e, principalmente, para degustar um pouco mais do teu cérebro, pois deu pra perceber o quanto é saboreável.
    Adorei o teu espaço, pois é instigante. Como é bom pensar e trocar ideias com pessoas inteligentes, não é verdade?

    Mais uma vez obrigada por seguir o Salto15, volte sempre e sinta-se à vontade. Cérebros saboreáveis são sempre bem-vindos.

    Bjo grande e abraço na alma.
    Diva L.

    PS: Ah, depois dá uma espiada em nossa política de parceria. De repente... Bj grande dois.

    ResponderExcluir
  45. Paulo, me senti honradíssima com sua visita no meu blog. Viajei lendo alguns de seus belíssimos escritos e não quero voltar dessa viagem. Aplaudo sua maestria com as letras. Amei tudo por aqui e voltarei. Sou seguidora com certeza! Beijos poeta!

    ResponderExcluir
  46. Olá, Paullo!

    Acabei de comentar no post do poema Mnomosine ... e esse texto é tão profundo quanto ... cheio de poesia. Param mim, suas palavras expressão a inquietude e misto de sentimentos que nos aturde quando olhamos para nós mesmos, nos situamos entre lembranças, desejos, perspectivas que nos assustam e, como você disse, ao mesmo tempo nos confortam. De fato coisas que ultrapassam nossa compreensão, mesmo que as vezes pensemos que estamos entendendo algo. Todos nós somos um verdadeiro enigma, a final, a vida não o é? ^^

    Até mais!

    :)
    www.aoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Tá olhando o quê?

    Parece que posso ver esse olhar intenso inquietante.
    Parece que ele está muito mais adentro que o fora.
    Parece que vai até a boca do estômago
    e que volta a cabeça como uma bomba.
    Parece que vai além, bem além da alma,
    do papel ou do óleo sobre a tela,
    e que torna o tempo,
    ávido ladrão de matizes,
    uma coisa que é quase ou nem sempre relativa.
    Parece-me, por mais estranho que me pareça,
    que surge também em mim
    essa esperança
    num lugar quase esquecido na lembrança,
    mas que minha vista quase alcança
    telvez em technicolor
    um coração redesenhado
    na tanta e carregada tinta que você leva
    neste seu autorretrato.

    ResponderExcluir
  48. retribuindo a visita e ainda encantada com os pensamentos que voce deixa inquientando os enigmas da nossa mente. seguindo, com certeza

    ResponderExcluir
  49. Um texto gostoso de se ler, mexe com a alma e nos chama a uma reflexão total e absoluta, gostei de mais poeta, parabéns. Obrigado pela visita, já estou lhe seguindo, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  50. Paullo, muito alegre fiquei com sua presença e palavras tão gentis no meu espaço. Amei também seu blog porque há esmero na apresntação e na escrita. Você coloca no crivo o que vai nos presentear e isso é muito bom! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  51. Paullo,não querendo ser abusiva, mas só na intençao de prestigiar esse blog, vc poderia dar um pulinho lá para conhecê-lo? Ficarei muito grata! http://avelola.blogspot.com
    Lindo domingo!

    ResponderExcluir
  52. Oi Paullo, tudo bom?

    Vim te agradecer a visita.
    Fico feliz em te conhecer e ao blog, parabéns pelos textos, não só bem escritos mas com alma e conteúdo.
    Não tive tempo de ver e ler muito, mas o pouco que li e vi, já me encantou!


    Beijos e desejo uma semana repleta de sentimentos - todos que gosta, todos que precisa.



    Audeni

    ResponderExcluir
  53. Olá Paullo! Bravo! Parabéns!!
    Vim agradecer pela visita lá em meu blog e pelas amigáveis palavras! Com certeza eu não iria de deixar de retribuir o carinho!
    Amei seu blog! O design, o excelente conteúdo que vi aqui!
    Eu que agradeço por você ter me encontrado, assim, pude te encontrar também! ^^

    Me envolvi com este texto versificado, digamos que senti empatia com cada palavra que ia fluido pelo mesmo!

    Tenha uma semana repleta de paz e alegria! Abraço em seu coração!
    Ah.. só mais uma observaçãozinha: Você é lindo! ^^

    ResponderExcluir
  54. Oi, Paullo! Adorei o seu blog, muito interessante! Seus textos são maravilhosos. Parabéns! Não poderia deixar de seguir aqui.
    Abraços.
    Luciana

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  55. Bacana seu espaço, Paullo. Estou seguindo...

    Do texto, levo comigo uma ótima primeira impressão... refletir sobre nossos estados mentais é sempre proveitoso. Traz calma, saber que toda emoção uma finalidade.

    Até mais...

    ResponderExcluir
  56. Olá Paullo,
    obrigada pela sua visita no meu cantinho, será sempre vem vindo:)
    adorei o seu e, se me permite, vou frequenta-lo assiduamente pois adorei os seus textos..

    Bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  57. Seu blog é show! Estou seguindo, e estarei sempre por aqui.
    Um abração, Samantha
    http://cbnacelulas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  58. Agradeço sua inlustre visita, estou te seguindo e gostei muito do seu blog para mim é algo inusitado , parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  59. Oi Paulo...muito obrigada pelo teu comentário..e por me teres adicionado..
    Quando tu disses que o meu blog e bonito...
    tas ser muito modesto em relacäo ao teu... o teu é fantastico pelos textos que aqui colocas..o meu nao passa de um simples blog
    onde estao escritas palavras de amor..nao mais que isso...
    e maior confirmacao e a contidade de seguidores que tens e de comentários...
    Fizeste uma auto retrato da que tem sido a tua vida até agora..
    muitas pessaos nem o conseguem fazer,,por falta de coragem
    parar no tempo e analisar que esta bem o que esta mal e o que podemos modificar faz bem a nossa alma e faz que o caminho a seguir seja...com menos erros com mais coragem e ate por vezes com mais motivacao....
    Espero que tudo corra bem sempre..mesmo num Mundo onde a maior parte dos Jovens nem sabem ou se sabem remar tem dificuldades de orientar o seu proprio barco...
    Um abraco
    Rui

    ResponderExcluir
  60. pois ´pe pois é pois é
    o que dizer....palavras devidamente encaixadas, vocabulario rico, uma imersão em si mesmo que poucos tem coragem de fazer
    merecido gogle mais


    estou por aqui e valeu a visita..demorei pra vir aqui mas valeu a pena!

    ResponderExcluir
  61. Olá Paullo!
    Agradeço a visita e seu comentário no meu blog.
    Fico feliz em saber que apreciasse minhas letras, embora sejam apenas letrinhas tentando ser aprendiz neste universo encantador das palavras...
    Eu também adorei tudo no seu fascinante blog.
    Você é um escritor magnífico, eu naveguei nos seus lindos versos...
    Tua inspiração é maravilhosas, aplausos de pé!!!!
    Deus abençoe você e sua família
    Também já estou seguindo seu blog com muito apreço.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  62. Paulo amei seu blog já estou te seguino segue o meu lá, beijos.
    www.lucimarestreladamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir